sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ENCONTRO DAS ACADEMIAS


A Fundação Pedro Calmon/Secult realizará entre os 15, 16 e 17 de outubro, I Encontro de Academias de Letras e Artes da Bahia, no Centro de Cultura Olívia Barradas na Cidade de Valença. Um dos objetivos do encontro é o reconhecimento e regulamentação das academias e a criação de um Fórum Permanente de Academias do Interior.

A Bahia iniciou seu projeto acadêmico em 1724 com a criação da Academia Brasílica dos Esquecidos, que durou menos de um ano. Passados 29 anos (1759) surge a Academia Brasílica dos Renascidos. Atualmente existe no Estado cerca de 80 Academias de Letras, Artes, Educação e Cultura. O Encontro visa a integração e desenvolvimento dessas instituições culturais.

A abertura do evento será na sexta-feira (15), às 18h, com a presença de escritores e autoridades políticas, seguido por apresentações culturais e artistas da região. Durante o Encontro, o público poderá visitar o estande com as publicações da Secretaria da Cultura /Fundação Pedro Calmon onde os livros serão colocados à venda.

Entre as mesas de discussões estarão temas como: As Academias de Letras: necessidade e função; Literatura baiana, a escola e o cânone; Adoção da literatura baiana ao currículo escolar; Diversificação de obras e autores baianos no processo de seleção para o ingresso no ensino superior; Ampliação do cânone da literatura brasileira; O escritor baiano e o mercado editorial; O lugar e o papel do autor independente; Como resolver o problema da distribuição dos livros das pequenas editoras e Leis e editais de fomento ao mercado editorial.

Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário